terça-feira, 29 de maio de 2012

Dicas para Noivas


"Fotografar é imortalizar um momento único, ao qual não se poderá mais voltar, senão através daquele registro. Nada mais que um simples clique, um momento, um único e eterno registro." (desconheço o autor)

 

O primeiro casamento que fotografei como uma fotógrafa.

 

Longe de mim querer ser a dona da verdade. As dicas que escreverei aqui são as que eu seguiria, a risca, se fosse casar hoje. São idéias que criei após ver milhares de fotos SENSASIONAIS de casamento, depois de ler o blog de Patrícia Figueira, de ler o livro de Vinícius Matos e de me emocionar vendo o trabalho de Alexandre Borges e Luiza Marques. Aqui, escreverei meus 10 mandamentos para se ter o BEST WEDDING DAY (o melhor casamento).

1.      Converse muito, mas acima de tudo, escute. Converse com outras noivas, com pessoas que já casaram, esteja aberta a opiniões. O fato das pessoas opinarem não quer dizer que o seu casamento tenha que ser daquele jeito. Use um filtro na hora de escutar essas opiniões, pois seu gosto e de seu noivo devem prevalecer acima de tudo. Visite sites de casamento, blogs, sites de fotógrafos top (acima eu citei alguns dos milhares que existem por aí). Se arme de informação.

2.      Escolha seu fotógrafo primeiro, antes de escolher qualquer coisa. Novamente, essa é uma dica pessoal, que eu seguiria, não é verdade absoluta. Eu escolheria o fotógrafo primeiro pelo fato de ser ele o narrador da minha história com o amor de minha vida. É a sensibilidade do olhar do fotógrafo que vou escolher que vai dizer se terei um bom registro de um dia que será um dos mais importantes de minha vida. Escute seu fotógrafo, ele será seu maior parceiro no grande dia de sua vida.

3.      Case com a luz do dia. Marque seu casamento para as 15 horas (se não for verão), pois assim quando você deixar a igreja pegará uma das luzes mais lindas da natureza, o crepúsculo. Quando você terminar seu ensaio pós casamento com essa luz linda e chegar à festa, já será noite. Nada substitui a luz natural.

4.      Contrate uma equipe de assessoria de casamento. Eles ajudam muito na organização do dia do casamento e também na preparação do seu casamento até o grande dia.

5.      Marque seu making of com tempo suficiente para poder tirar umas fotos antes de ir à igreja. Aliás, se sua casa tiver espaço, faça seu ensaio em casa. A intimidade de sua casa da fotos lindas. Procure fazer essa preparação com pessoas queridas, como madrinhas, mãe e sogra. Tenha com você seu vestido (claro), sapatos, buquê, convite e algum detalhe especial que deverá ser lembrado para sempre. Assim, o fotógrafo pode abusar da criatividade para fazer fotos memoráveis.

6.      Abuse dos detalhes no seu casamento, faça com que esses detalhes tenham a ver com você e seu noivo.

7.      Sorria muito no grande dia, relaxe e deixa a emoção rolar solta, não tenha pressa. Pare por um momento na sua festa e olhe tudo, analise tudo, faça uma foto na sua mente.

8.      Dance muito com seu noivo, aliás, noivo e noiva tem que ficar juntos o tempo todo. E padrinhos que se prezem devem se jogar na pista de dança com os noivos até o último minuto.

9.      Escolha um DJ excelente, ou melhor, excepcional.
É o DJ que vai fazer sua festa durar a noite toda ou acabar na primeira hora.

10. Para fazer uma festa linda não precisa ter rios de dinheiro. Se você tem muita grana fica mais fácil, mas da para ter uma festa linda e um casamento fofo com pouco dinheiro basta colocar a mão na massa. Assim, eu volto ao primeiro mandamento, se informe. Informação é tudo.

 

A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!” (Ernst Haas)

 

Um comentário: