sexta-feira, 18 de maio de 2012

Fotografando Crianças

"Quando nasce uma criança, nasce uma mãe, um pai e um fotógrafo." (autor desconhecido)

 

Foi exatamente isso que aconteceu na minha casa. Quando resolvi escrever esse post, fui verificar o tanto de fotos que tinha da minha filha e, para minha surpresa, mais de 50GB de fotos. Como tenho muitas amigas com crianças como eu, achei interessante postar algumas dicas sobre como fotografar crianças. A minha intenção é ajudar, não sou a dona da verdade.
Eu ainda estou estudando tudo sobre a arte de fotografar, e as dicas que vou dar são as que aprendi em livros, blogs e tirando fotos da Angelie, minha filha.

1.    Fotografe na mesma altura da criança, agache, deite no chão. Você pode até tirar foto olhando a criança por cima e brincar com distorções, mas deve saber o que está fazendo.


Angelie.

Ai que sorriso banguela gostoso.


Na mesma altura da criança.

2.     Desligue o flash. Foto é luz, e luz natural é tudo. Brinque com o ISO de sua máquina. Não deixe seu filho com as costas para o sol. Lembre-se que a luz das primeiras horas da manhã e das últimas horas antes do sol se pôr é a luz mais linda do mundo. Faça o teste. Fotografe quando o sol estiver quase se pondo.






3.     Olhe a sua volta, tente achar uma composição legal não colocando seu filho apenas no centro da foto. Eu adoro foto só de rosto, mas nesse caso eu valorizo só o rosto, quando você tira uma foto não respeitando a idéia dos terços você acaba, não criando uma foto harmoniosa, é claro que há exceções. Na sua câmera deve ter uma função chamada: MÚLTIPLOS PONTOS, dessa forma, fica mais fácil usar a regra dos terços e saber onde colocar os elementos que está fotografando.

Essa é a regra dos terços. Cada elemento da composição da foto deve ficar em uma linha.


4.     Particularmente, eu acho que fotos de crianças devem ser coloridas. Claro que há exceções, e há casos em que a foto em P&B fica uma graça. Da pra ver abaixo eu quebrando minha regra com uma foto, que eu acho linda, da Angelie em preto e branco.










5.     Seja rápido no clique, crianças não param e por isso eu acho que o conselho da minha irmã Lílian salvou minha vida. Compre uma máquina DSLR, semi-profissional, essas máquinas point and shoot são lentas e não conseguem fazer a exposição da foto rapidamente, assim, você acaba perdendo vários momentos lindos de seu filho por causa da lentidão da máquina. Eu sou Nikon e para quem está começando eu recomendo a Nikon D3100.


Eu sei que o investimento é alto, mas fotos são para vida toda e além de guardar fotos que trazem lindas lembranças é legal também guardar fotos que tem uma exposição interessante. Claro que da para fazer fotos lindas com essas câmeras point and shoot, o que importa é o olho de quem fotografa.

Foto é arte e arte é eterna.







Como eu disse, ainda estou aprendendo, essas são apenas dicas que eu sigo e que tem me dado fotos lindas. Abaixo, mais fotos de crianças que mais parecem bonecas de tão fofas que são.

Sofia.
Sofia.

Clara.

 Amo a espontaneidade das crianças.

"A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!" (Ernst Haas)


4 comentários:

  1. As fotos de crianças são as mais difíceis e sempre as mais bonitas! Muito bom o post com as dicas!

    ResponderExcluir
  2. Lindas fotos Cris..Parabéns! Você tem um grande talento!! Bjus..EDUARDO FROM FACE

    ResponderExcluir